“Imagination is more important than knowledge.
Knowledge is limited. Imagination encircles the world.” A. Einstein

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Jorge Lopes - In memoriam

O recordista das maratonas

Há muitos anos que me habituei ao timbre da voz dele. Associei-o a tardes, noites e madrugadas de sucessos e desfeitas desportivas, como a voz que me ensinava a ler as imagens.

O Jorge é o que têm em comum as minhas memórias dos vários heróis e heroínas do Atletismo português, do passado ao presente.

Conhecemo-nos há uns bons anos, trabalhamos juntos, partilhamos emissões. Já aprendi muita coisa com e sobre o Jorge Lopes. Agora, já é o meu filho que se agarra também ao televisor, ouvindo compenetrado as suas lições de desporto e comunicação. Quando visita a RTP, é o Jorge que ele procura, fascinado com a quantidade de informação que recebe... e, acreditem, há pequenotes sedentos de muita informação...

Todos os Jogos são duros para o Jorge. Estes, especialmente. Se tem a RTP HD, conte as horas que o ouve...

Ontem, tive o privilégio de seguir a prova dos 100 metros ao lado dele, no Estádio.

Fantástica, a serenidade de quem sabe que o momento tem tensão suficiente só por si para não precisar de a aumentar. Incrível, a capacidade de, de repente, gerir a entrada e saída em directo em mais 1, 2 ou 3 canais.

Coloquei os auscultadores, como na Cerimónia, mas caladinho. E lá ouvia: "Jorge, agora também na RTP2". "Jorge, agora também o Jornal da Tarde". Chegavam e saiam milhares de telespectadores, e ele estava sempre lá. São muitas horas por dia, muitos anos por carreira, muita... vida.

E a Maratona, para os atletas, só começou hoje... Já ele deu tantas voltas ao Mundo a comunicar.

Domingo, 17-08-2008
por : João Pedro Mendonça

Sem comentários: